Cirurgia microscopicamente controlada
Essa técnica foi introduzida, inicialmente, por Frederic Mohs nos Estados Unidos, na década de 1930. A cirurgia microscopicamente controlada consiste na remoção do tumor e na avaliação histopatológica total das margens cirúrgicas.
Na DermaOnco, realizamos o método de avaliação tridimensional descrito por Helmut Breuninger (3D Histology Evaluation of Dermatologic Surgery), desenvolvido em Tübingen, na Alemanha, e por isso é bastante conhecido como “técnica de Tübingen”. Pode ser aplicado transoperatoriamente (micrográfico) ou após a cirurgia principal.
Controle microscópico tridimensional pós-operatório
A remoção do tumor é semelhante ao método tradicional, com margem oncológica preestabelecida. Entretanto, o material retirado passa por um preparo específico antes de ser encaminhado ao laboratório. As margens são marcadas com tinta nanquim em pontos referenciais; após, a parte removida é acomodada em uma superfície plana, embalada em uma cápsula de histopatologia e acondicionada em um frasco com formol.
Com isso, é possível elaborar um desenho (mapa) com todas as referências e detalhes do tumor, que serve de orientação no preparo histopatológico.
Controle microscópico tridimensional micrográfico (transoperatório)
Neste tipo de procedimento, a cirurgia e o exame das margens são realizados no mesmo dia, de maneira sequencial.
A maneira de preparo tem diferenças em relação à técnica clássica descrita por F. Mohs. Ao contrário desta, em que um profissional (geralmente o dermatologista) executa a maior parte das etapas, o método de avaliação tridimensional é desenvolvido de maneira multidisciplinar, contando com cirurgião-coordenador, patologista e médicos de apoio (cirurgião plástico e plástico ocular, cirurgião de cabeça e pescoço, entre outros). Ou seja, cada um atua em sua área de especialidade de forma conjunta.
Os métodos micrográficos são os que reúnem os dois objetivos principais no tratamento do câncer de pele: maior índice de cura e menor possibilidade de dano tecidual da área acometida pelo tumor.
Entretanto, cabe salientar que não há método que garanta 100% de cura, portanto, é necessário que o paciente permaneça em acompanhamento continuado e sistemático.
Preencha o formulário abaixo:
Precisão no Tratamento com Cirurgia Microscopicamente Controlada
Essa técnica permite remover o câncer de pele com máxima preservação do tecido saudável, oferecendo maior controle e segurança. Ideal para áreas delicadas como o rosto.
Agende sua consulta e saiba se esse é o tratamento indicado para você.