Tratamento para Câncer de Pele
É o tipo de câncer mais comum no Brasil, correspondendo a cerca de 33% dos casos diagnosticados de tumores malignos.
Diante da tendência de crescimento desse tipo de câncer – cerca de 180 mil brasileiros desenvolvem a doença anualmente – reforça-se a importância de seu diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Salienta-se que, quando tratado adequadamente, o câncer de pele tem ótimas taxas de cura.
Fatores de Risco
A ocorrência de câncer de pele é mais comum em pessoas acima de 40 anos e com pele, cabelos e olhos claros, incluindo-se neste grupo os albinos.
A exposição prolongada e repetida ao sol ou a outras fontes de raios ultravioleta (p. ex., câmaras de bronzeamento) também favorece o surgimento de manchas e sinais, aumentando o risco para câncer de pele.
Carcinoma Basocelular
O carcinoma basocelular é o mais comum dos tipos de tumor maligno, representando cerca de 75% dos tumores. Surge nas células basais, localizadas na camada mais profunda da epiderme.
As taxas de mortalidade desse tipo de câncer são baixas e, quando diagnosticado precocemente, apresenta índices de cura de mais de 95%. Dificilmente se dissemina além de seu local de origem, ou seja, metástases são raras.
Carcinoma Espinocelular (epidermoide)
O carcinoma epidermoide, ou espinocelular da pele, é um tipo de tumor maligno mais agressivo e invasivo do que o carcinoma basocelular e representa cerca de 10 a 20% dos casos de câncer da pele.
Desenvolve-se na epiderme (camada mais superficial da pele), principalmente em áreas que foram expostas ao sol e também em locais como lábios, mucosas ou ainda em partes do corpo que apresentam inflamações crônicas da pele e cicatrizes antigas.
O carcinoma espinocelular pode se alastrar por meio de gânglios e acarretar metástases em órgãos internos.
Melanoma
O melanoma representa cerca de 3% dos casos de câncer de pele. É o mais agressivo e tem facilidade de se espalhar para outros órgãos.
Apresenta-se geralmente como uma pinta ou mancha pigmentada na pele e muitas vezes não é percebido pelo paciente em fases iniciais.
Carcinoma das Células de Merkel
As células de Merkel são células neuroendócrinas e estão localizadas na base da epiderme (camada superior da pele). Por serem muito próximas das terminações nervosas da pele, auxiliam no sentido do tato (p. ex., na percepção de texturas em um objeto ou quando há pequena pressão no local).
O carcinoma das células de Merkel surge do crescimento descontrolado de células da pele que compartilham alguma características com as células de Merkel normais. Esse tipo de carcinoma é considerado fatal em pelo menos um terço dos pacientes e deve ser tratado individualmente com prontidão e urgência.
Embora seja raro, é um dos tipos mais agressivos, com característica de se disseminar rapidamente para outras partes do corpo.
Diagnóstico
O diagnóstico de câncer de pele inicia pela suspeita clínica do próprio paciente ou durante o exame físico realizado pelo médico.
Geralmente uma biópsia da lesão é indicada para a confirmação do diagnóstico.
Tratamento
Os tratamentos adequados baseiam-se nas características histopatológicas, na localização da lesão, no seu tamanho, entre outros aspectos.
Em geral, o tratamento mais indicado nos casos de câncer de pele é a cirurgia, objetivando a remoção total das lesões.
Os procedimentos quase sempre são realizados em clínicas especializadas ou hospitais e a maioria dos casos não necessita de internação. O tipo de tumor, tamanho, localização no corpo e profundidade na pele definem qual é a técnica cirúrgica adequada ao caso.
Em alguns casos, como nos tumores superficiais e em pacientes sem condições clínicas ou que não desejam ser submetidos à cirurgia, podem ser utilizados outros tratamentos, como cremes tópicos (p. ex., 5-fluoracil, imiquimod, entre outros), aplicação de nitrogênio líquido (crioterapia) e curetagem ou cauterização da lesão seguida de eletrocauterização.
A radioterapia, quimioterapia e imunoterapia também são empregadas no tratamento do câncer cutâneo, em geral nos casos agressivos localmente, ou quando há comprometimento de outros órgãos (metástases) e em pacientes sem condições de serem submetidos aos procedimentos cirúrgicos.
Preencha o formulário abaixo:
Cuide da sua pele antes que seja tarde!
O câncer de pele é silencioso, mas pode ser tratado com sucesso quando identificado cedo. Agende sua avaliação com nossos especialistas e proteja sua saúde. Prevenção salva vidas — fale conosco e saiba como se cuidar melhor.